O pedagogo empresarial de um modo geral são os especialistas que se dedicam ás atividades de pesquisa, formação profissional , gestão educacional , orientação pedagógica , formação continuada , animação sociocultural , capacitação e desenvolvimento profissional. Agora partindo do princípio em que o ser humano se adapta com muita facilidade eis a questão : por que não ensinar as pessoas a serem felizes com suas atividades profissionais? Essa é a missão principal de um pedagogo empresarial , você nunca pensou nisso não é verdade? . Muitas empresas se não todas possuem funcionários que trabalham apenas pensando no salário que virá no fim do mês , exercem suas atividades sem prazer , satisfação e motivação, gerando assim o famoso " mal profissional" , mediante a esse caso é preciso ensinar as pessoas a gostarem do que fazem , incentivando-as também pela gratificação emocional não apenas financeira. Em contrapartida temos o " bom profissional" pessoas que gostam do que fazem e precisam ser incentivadas para manter o bom rendimento de seu trabalho.
Como é o trabalho desse profissional?
O pedagogo empresarial trabalha junto com os demais profissionais do departamento de recursos humanos. O primeiro passo que esse profissional dá é a elaboração de um estudo sobre a organização, para conhecê-la profundamente. O especialista precisa saber as dinâmicas que acontecem em cada setor e entre os diferentes setores, as necessidades de cada um, as lacunas.
A partir disso, ele elabora um plano para atacar esses pontos fracos que a empresa venha a ter. De forma mais específica, algumas atribuições da área são:
•encontrar soluções para otimizar a produtividade dos colaboradores da empresa;
•entender os objetivos da organização e trabalhar para que os demais funcionários estejam alinhados com eles;
•ser responsável pela educação empresarial, elaborando treinamentos para funcionários de todos os níveis hierárquicos;
•planejar, elaborar e aplicar ferramentas de educação organizacional, como palestras, apostilas, manuais, ementas de treinamentos etc.;
•promover atividades de integração entre os próprios colaboradores e entre eles e a comunidade da empresa, como a família dos funcionários;
•realizar treinamentos de liderança com gestores e diretores, para que eles consigam trazer à tona o melhor de suas equipes;
•promover um ambiente de trabalho que favoreça boas relações entre os colaboradores, criando harmonia, colaboração e gerando um impacto positivo na produtividade.
O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos
necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades. Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.
O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas solidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.
ASSISTA A ESSA ENTREVISTA:
MAIS UM VÍDEO:
MAIS UM VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário