Quantos de nós, estudantes do curso de Pedagogia, ao falar para alguém o que estamos cursando na Universidade recebemos como resposta a exclamação: “Legal, vai ser professor! Como se atuar como professor educando crianças fosse a única atuação do pedagogo. E quantos estudantes do referido curso desconhece as possibilidades de atuação do Pedagogo? A finalidade deste post é desmitificar, e ampliar as escolhas quanto a atuação do profissional, expondo as possíveis vertentes.
É comum falar em Pedagogia e termos uma visão mental de uma mulher de pé em uma sala de aula cercada por crianças, visão essa formada pela nossa própria memória ou influenciada pela mídia. Não tenho aqui a intenção de supervalorizar a atuação das mulheres nessa área ou minimizá-la, muitos menos desmerecer aos homens que já atuam como docente na Educação Infantil. E o por que mulher? É uma questão que não cabe ao assunto escolhido.
Segue algumas possibilidades de atuação do pedagogo:
- A formação pedagógica confere ao profissional atuar como docente (professor) na Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º Ano. Ainda na educação pode-se atuar como gestor escolar, orientador escolar, supervisor, andragogia (estudo do ensino e aprendizagem direcionada aos adultos), no Ensino à Distância.
- Nos hospitais o Pedagogo atuam nas classes hospitalares. Este é um modo de ensino da Educação Especial que visa atender crianças que por motivo de doença precisam de um atendimento escolar diferenciado e especializado.
- No meio corporativo a sua atuação se dá junto com a equipe de Recursos Humanos, tendo como atribuição encontrar estratégias e metodologias que garantam melhor aprendizagem e apropriação doa conhecimentos técnicos, com foco em mudanças comportamental nas pessoas a fim de promover sua qualidade de atuação profissional e pessoal.
- Junto com profissional da área de saúde contribuição com suas avaliações para diagnósticos que comprometem o aprendizado do aluno, bem como promover dentro do espaço escola, metodologias e estratégias que contribuem para melhora de qualidade de vida de um aluno com necessidades educacionais especiais.
- Pesquisa científica: Também existem muitos pedagogos atuando na área de pesquisa e docência no ensino superior. Eles têm papel fundamental na atualização dos conhecimentos pedagógicos e no desenvolvimento de novos métodos e práticas educativas.
Com a acelerada mudança que ocorre no mundo, os avanços tecnológicos, a atuação do Pedagogo deixou de ser somente dentro das salas de aulas e nas escolas por própria necessidade do mercado de trabalho. Agora você sabe que o mercado de trabalho de pedagogia é amplo e oferece oportunidades interessantes para os profissionais. Com essa breve exposição já dá para ter uma noção das opções disponíveis.
Texto: Fernanda Alves Fagundes
Contribuições de Lauren
Fontes:
1 –
Pedagogia que vai além da sala de aula. Disponível em:
https://www.wyden.com.br/noticias/pedagogia-que-vai-alem-da-sala-de-aula.
Acesso em: 07/08/2018
2- O
Papel do Pedagogo Hospitalar. Disponível
em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-pedagogo-hospitalar.htm.
Acesso em: 07/08/2018
3- O
que é pedagogia empresarial. Disponível em:
http://fappes.edu.br/blog/faculdade/o-que-e-pedagogia-empresarial/.
Acesso em: 04/08/2018
4-
Pedagogia empresarial. Disponível em:
https://www.infoescola.com/profissoes/pedagogia-empresarial/.
Acesso em: 06/08/2018
5-
Educador defende a pedagogia da vida cotidiana como forma de
impulsionar o parendizado. Disponível em:
http://upanema.net/2011/04/educador-defende-a-pedagogia-da-vida-cotidiana-como-forma-de-impulsionar-o-aprendizado/.
Acesso em: 07/08/2018
6- Foto:Amodireito https://www.amodireito.com.br/2015/06/25-livros-grandes-titulos-que-todo.html?m=1
6- Foto:Amodireito https://www.amodireito.com.br/2015/06/25-livros-grandes-titulos-que-todo.html?m=1
Ótimo texto Fernanda. Parabéns pelo belíssimos trabalho.👏👏👏👏
ResponderExcluirTexto muito esclarecedor.
ResponderExcluir